Tomografia de Baixa Dose para Rastreamento de Câncer de Pulmão

A maioria dos cânceres pode ter uma evolução diferente se identificados logo no início. Por isso é recomendado o rastreamento (screening) de várias neoplasias, como é o caso do câncer de mama, com a realização de mamografia.

O Serviço de Prevenção Americano (US Preventive Service Task Force), um dos mais renomados centros de estudo de prevenção de doenças, recomenda também que todo paciente assintomático, com alta exposição ao tabaco, com idade entre 50 e 80 anos, faça tomografia de tórax para investigar câncer de pulmão, o chamado lung screening.

Essa investigação deve ser feita com uma tomografia de baixa dose de radiação, para que seja capaz de identificar lesões, mas sem que a exposição à radiação seja um risco para o paciente.

O rastreamento por tomografia computadorizada é capaz de identificar a doença logo no início, antes de haver sintomas, quando são maiores as chances de controle do tumor e é menor o risco de recorrência da doença. Dessa forma, é capaz de reduzir em 20% a mortalidade pela doença. Sem esse rastreamento, o câncer de pulmão é diagnosticado em fase avançada em mais de 70% dos casos.

A execução do exame depende apenas da adequada acomodação do paciente no equipamento de Tomografia, sem anestesia ou contraste, não sendo necessário jejum nem suspensão de medicamentos ou da amamentação.

Da mesma forma que no câncer de mama, o exame deve ser repetido com certa periodicidade, dependendo do resultado do primeiro exame, por isso é tão importante levar o exame anterior. Converse com seu médico e venha fazer seu rastreamento com a CIM!